Processos Psicológicos Básicos II

Linguagem e aprendizagem!


INTELIGÊNCIA!

O que é inteligência? - É a capacidade de um comportamento adaptar-se ao meio, e orientá-lo a um objetivo. Vários teóricos definem diferentemente a inteligência. Porém não se pode negar que ela é uma habilidade cognitiva e mental, que caracteriza o ser humano.

APREDIZAGEM - BEHAVIORISMO - TEORIA COMPORTAMENTALISTA!

THORNDIKE

Edward L. Thorndike (* 31 de Agosto de 1874 - + 9 de Agosto de 1949) foi um psicólogo americano.
Thorndike esteve na origem do surgimento do condicionamento operante, pois foi baseando-se nas suas primeiras experiências (descobriu que um ser vivo em resposta a uma consequência agradável tende a repetir o comportamento e faz exactamente o contrário quando recebe uma consequência desagradável) e Skinner desenvolveu a sua teoria sobre este processo de aprendizagem. O termo aprendizagem pode ser mantido proveitosamente no seu sentido tradicional para descrever a redisposição de respostas em uma situação complexa.[1] Para Pavlov, um estímulo inato (inato para provocar uma resposta, tal como salivação) é emparelhado com um estímulo neutro (neutro para a resposta de salivação)e, conforme são feitos os emparelhamentos, o antigo estímulo neutro torna-se um estímulo condicionado (aprendido) e passa a eliciar a mesma resposta que o estímulo inato elicia. Thorndike realizou experiencias com pombos em uma gaiola, que quando o pombo bicava um dispositivo elétrico era alimentado automaticamente, não havia estímulo para bicar, era acidental e esse comportamento de bicar recebia como resposta o alimento. O alimento é o reforçador.

CONCEITOS BÁSICOS DO BEHAVIORISMO

Aprendizagem. Num sentido amplo, aprendizagem define-se como a mudança relativamente permanente no conhecimento ou no comportamento produzida pela experiência. A aprendizagem considera a aquisição de informação e conhecimentos, habilidades hábitos, atitudes, e crenças. O comportamentalismo é a teoria que diz que o comportamento se deve explicar através de experiências observáveis e não por processos mentais. O comportamento é qualquer coisa que se faça e possa ser observada directamente.Tanto o condicionamento clássico, como o condicionamento operante, adotam a perspectiva comportamentalista para explicar a aprendizagem.

 
Condicionamento operante - refere-se ao procedimento através do qual é modelada uma resposta no organismo através de reforço diferencial e aproximações sucessivas. É onde a resposta gera uma consequência e esta consequência afeta a sua probabilidade de ocorrer novamente; se a consequência for reforçadora, aumenta a probabilidade, se for punitiva, além de diminuir a probabilidade de sua ocorrência futura, gera outros efeitos colaterais. O comportamento que tem como consequência um estímulo que afete sua frequência. " Um operante é uma resposta que opera no ambiente e modifica-o ¨.  R - S

Condicionamento clássico - Nesse tipo de condicionamento o Estímulo incondicionado ocorre antes do comportamento, e no operante, o reforçamento ocorre depois.  Então o condicionamento clássico (CC) é um tipo de aprendizagem em que um organismo aprende a transferir uma resposta natural perante um estímulo, para outro estímulo inicialmente neutro, que depois se converte em condicionado. Este processo dá-se através da associação entre os dois estímulos (incondicionado e neutro).
Para que o CC se produza deve-se sempre apresentar primeiro o estímulo Neutro e alguns segundos depois o Estímulo Incondicionado (o processo deve repetir-se várias vezes), para que possa haver associação.  S - R

REFORÇO, PUNIÇÃO E EXTINÇÃO

REFORÇO- Qualquer procedimento que resulte no aumento da probabilidade que uma resposta ocorra novamente.

Reforço POSITIVO - É quando ao ocorrer o comportamento desejado é adicionado algo desejável! ( Criança passa na prova -------------------> Ganha presente)
+ (mais)  recompensa

Reforço NEGATIVO - è quando ao ocorrer o comportamento desejado é retirado um estímulo aversivo ( Criança passa na prova ------------> Não fica de castigo, não leva palmada)   - (menos) estímulo indesejado

PUNIÇÃO - Diminui a probalbilidade de um comportamento se repetir novamente.

Punição POSITIVA - Aplicação de um estímulo aversivo, quando ocorre uma compotamento indesejável ( Criança perde na prova ----------> fica de castigo, leva palmadas)                    
 + (mais) estímulo indesejado
Punição NEGATIVA - Remoção de um estímulo desejável quando ocorre um comportamento indesejável para diminuir a probabilidade do comportamento voltar a acontecer 
( Criança perde na porva -------------------> Não ganha presentes) - (menos ) recompensa

Reforçamento contínuo - Toda resposta correta é reforçada;
Reforçamento parcial - Somente algumas respostas são reforçadas; ( está é mais resistente a extinção)


EXTINÇÃO - Eliminação da resposta quando não há mais reforçamento. Depois de um tempo em que a comportamento não é mais reforçado, ele para de ser emitido. Quando o estímulo (campainha - comida) condiconado não esta mais associado ao reforço (comida), a resposta (salivação) não será mais reproduzida. Depois de ouvir varias vezes o som da campainha e não receber mais o alimento o cão vai parar de salivar quando ouvir a campainha e  a campainha voltará a ser um estímulo neutro. No entando, se for pego dois cães, um que já foi condicionado uma vez, e outro que nunca foi condicionado, e forem aplicados novamente o condicionamento de entregar a comida depois que a campainha tocar o cão que já foi condicionado antes apresentará a  resposta (salivação) mais rapido que o outro, isso se chama Recuperação espontânea. Mesmo depois de extinta , se ele for esposto novamente ao condicionamento ele respondera mais rapido, a recuperação é rapida.


REFORÇAMENTO - RAZÃO, INTERVALO

Razão FIXA - Após um número FIXO de respostas o reforçamento é fornecido. ( Toda unidade, se a criança passar, ela ganha presentes)

Razão VARIÁVEL - Não tem um número fixo de respostas para fornecer o reforçamento. É baseado num número médio de respostas. ( As vezes a criança ganha presente em todas as provas da unidade, as vezes só um por unidade, e as vezes ganha apenas presente se passar de ano )

Intervalo FIXO - O sujeito é reforçado em um intervalo de tempo FIXO ( Salário Mensal, de 30 em 30 dias o empregado ganha o pagamento pelo trabalho execultado)

Interválo VARIAVEL - O tempo em que o reforço ocorrerá é imprevisível. ( Empregado que ganha pro comissão)


COMPORTAMENTO SUPERSTICIOSO -  Quando uma resposta é repetida por se acreditar que está ligada ao reforço, mas na verdade a resposta e o reforço não estão conectados. ( Usar  a mesma caneta para fazer todas as provas por acreditar que ao fazer isso ele passará em todas, já que a primeira prova que ele passou ele estava usando esta caneta).

MODELAGEM - É o processo de reforçar aproximações sucessivas ao comportamento desejado.  Na modelagem você aprende uma etapa de cada vez e ao fim da etapa final você é capaz de efetuar todo o aprendizado, sem se esquecer de nenhuma etapa. ( Uma criança aprendendo a falar, começa com balbucios, silábas, palavras, frases...)

GENERALIZAÇÃO - DISCRIMINAÇÃO

Generalização - Responder de forma semelhante a um estímulo com caracteristica semelhante. ( dar bom dia seja na escola, casa ou em um casamento; Rato pressiona a barra com qualquer parte do corpo)

Discriminação - Distinguir o estímulos para responder o correto, sendo assim reforçado. (Usar um tipo de roupa para ficar em casa, outro pra ir a escola, e outro para ir a hum casamento; Diferenciar as cores do semáforo para cada tipo de resposta)

FEEDBACK - Pode ser usado tanto o reforço quando a punição. É importante deixar claro o motivo da punição e o reforço deve ser imediato. Garantido o comportamento desejado e a retirada do indesejavel.

TEMPO ÓTIMO - O Reforço e a punição devem ser apresentados logo após a resposta. ( Presentiar a criança logo que ela se comportar, ou colocar imediatamente de castigo ou reclamar quando ela se comportar mal, para que a criança possa associar a conseguência ao comportamento)

CONSISTÊNCIA - É necessário que a punição ou o reforço sejam consistentes. ( Se os pais disseram que não vão dar o pirulito a criança e ela começa a fazer escandalo no supermercado, eles não devem seder, devem ser consistêntes na sua decisão)

ORDEM DE APRESENTAÇÃO - A punição e o reforço devem ser sempre depois do comportamento e nunca antes, para que funcione de forma eficaz.