" Observar significa tornar mensurável o comportamento que se expõe por parte do sujeito que manisfesta o comportamento observado também produz reações (sentimentos, respostas) no observar que o auxiliam a formular respostas sobre o mesmo." (Machado e Morona 2007)
I. POR QUE UM CURSO DE OBSERVAÇÃO?
O Psicologo lida principalmente com informações a respeito do comportamento e das mudanças no ambiente físico e social que se relacionam àquele comportamento. Ao logo do desenvolvimento da Psicologia como ciência, a observação tem se mostrado o instrumento mais satisfatório no processo de avaliação. Através da observação sistemática do comportamento dos organismos, os pesquisadores tem conseguido identificar alguma das relações existentes entre o comportamento e certas circunstâncias ambientais.
Baseado nessas observações, o psicologo faz o diagnóstico preliminar da situação - problema, e é capaz de decidir quais são técnicas e procedimentos mais adequados para obter os resultados que pretende atingir, avaliando a eficacia da mesma.
A observação científica é uma observação sistemática e objetiva. O objetivo da observação determina quais serão os dados coletados.
- EXAME DE ASPECTOS GERAIS:
- Atenção - Capacidade de concentração do psiquismo frente a determinado estímulo;
- Senso e percepção - Capacidade de receber estímulos e transformá-lo em uma imagem;
- Consciência - Estado de clareza psíquica;
- Orientação: Capacidade de situar-se em relação a si mesmo e ao ambiente;
- Memória - Capacidade de fixar, conservar, evocar e reconhecer o estímulo;
- Pensamento - Capacidade de elaborar, associar e criticar ideias; elaborar conceitos, articulá-los em juízos e construir raciocínios;
- Linguagem - Conjunto de sinais convencionados utilizados para de expressar;
- Afetividade - Capacidade de experimentar sentimentos e emoções;
- Conduta - Tendência psicomotor da atividade psíquica;
- A aparência geral;
- Área sensorial motora;
- Observar o visível - Através do visível você descobre o invisível;
- Observar é saber - Observar é agregar o conhecimento, e isso dá poder sobre o outro;
- Lugar panótico - Deixar o Sujeito confortável para se manifestar;
Para a ciência, cujo objetivo é predizer e controlar os eventos da natureza, um fato só adquiri importância de é comunicado a outro através de uma linguagem que obedece a certas características. Um relato científico não usa recursos da linguagem figurada, não recorre a interpretações, nem a impressões subjetivas.
- Um relato científico deve TER:
- Linguagem clara, sucinta e precisa;
- Linguagem formal/ culta;
- Gramaticalmente correta;
- Coerente e Coesa;
- Coerência Pertinente a cultura/ A área de conhecimento;
- Utilizar termos que designem estados subjetivos;
- Interpretar as intenções do sujeito;
- Interpretar as finalidades da ação;
- Termos amplos, ambíguos, indefinidos e vagos;
III. O PROTOCOLO DA OBSERVAÇÃO.
No protocolo o observador registra os dados coletados. Nele deve conter informações relevantes. Há três conjuntos de informações: 1 - Identificação geral; 2 - Identificação das condições em que a observação ocorreu; 3 - Registro dos comportamentos e circunstâncias ambientais;
Ao descrever o sujeito deve-se fornecer informações em relação a: espécie, sexo e experiência anterior com relação à situação. Quando de trata de seres humanos, é necessário informar também o nível sócio-econômico e o grau de escolaridade. Deve ser mencionado caso o sujeito tenha alguma deficiência ou usa algum tipo de aparelho corretivo.
Protocolo de observação:
- Identificação Geral:
1. Nome no observador;
2. Objetivo da observação;
- Identificação das condições em que a observação ocorreu:
3. Data;
4. Horário - Início e término;
5. Diagrama de Situação;
6. Relato do ambiente físico;
7. Descrição do sujeito observado;
8. Relato do ambiente social;
- Registro dos comportamentos e circunstâncias ambientais:
9. Técnica de registro utilizada;
10. Registro propriamente dito;
IV. O RELATO DAS CONDIÇÕES EM QUE A OBSERVAÇÃO OCORRE.
Em determinadas ocasiões é necessário que além das informações gerais, o observador forneça informações mais específicas acerca das condições da observação.
O objetivo do estudo determinará quais serão as características, não citadas anteriormente, que deverão ser descritas, ou o grau de detalhes com que uma dada característica deverá ser focalizada.
V. A DEFINIÇÃO DE EVENTOS COMPORTAMENTAIS E AMBIENTAIS.
O uso da linguagem científica nos relatos de observação, permite a comunicação e elimina as divergências entre os observadores com relação a interpretação dos eventos observados. A compreensão exata de um relato, entretanto, só é obtida se o observador definir estes eventos. Definir é descrever as características através das quais o observador identifica o evento. A definição garante a comunicação e facilita a compreensão dos eventos observados. Se deve descrever um comportamento exatamente como ele foi visto, ouvido, tocado, emfim, observado. Podemos definir eventos ambientais, físicos, sociais e comportamentais. O observador ao definir deve ser objetivo, claro, preciso e pertinente. Deve ser especificada as características que identificam o evento observado. Tem de ser explícita e completa relatando às condições necessárias à ocorrência do evento ( fator inicial para o acontecimento do comportamento), ao evento em sua sequencia ( procedimento sequencial do comportamento) e à unidade em análise ( Delimitar o início e o fim de um comportamento ou sequência comportamental).
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