Desenvolvimento Humano I

[ I UNIDADE]
Sigmund Freud (1856-1939)

Freud foi um médico neurologista judeu-austríaco, fundador da psicanálise. Nasceu em Freiberg, Tchecoslováquia, no ano de1856. Este grande nome da psicanálise foi o responsável pela revolução no estudo da mente humana. Formado em medicina e especializado em tratamentos para doentes mentais, ele criou uma nova teoria. Esta estabelecia que as pessoas que ficavam com a mente doente eram aquelas que não colocavam seus sentimentos para fora. Segundo Freud, este tipo de pessoa tinha a capacidade de fechar de tal maneira esses sentimentos dentro de sua mente, que, após algum tempo, esqueciam-se da existência. A partir de sua teoria, este grande psicanalista resolveu tratar esses casos através da interpretação dos sonhos  das pessoas e também através do método da associação livre, neste último ele fazia com que seus pacientes falassem qualquer coisa que lhes viessem à cabeçaCom este método ele era capaz de desvendar os sentimentos “reprimidos", ou seja, aqueles sentimentos que seus pacientes guardavam somente para si, após desvendá-los ele os estimulava a colocarem esses sentimentos para fora. Desta forma ele conseguiu curar muitas doenças mentais.


O Conceito original de Freud dividia a personalidade em três níveis:

Consciente - (Contato com o mundo exterior) Nele só há pequena parte dos nossos pensamentos, sensações e lembranças - que nós temos consciência.
Pré-consciente - (Material um pouco abaixo da superfície da consciência) É um depósito de lembranças, percepções e ideias das quais não estamos cientes no momento, mas podemos facilmente trazer para o consciente. 
Inconsciente - (Material difícil de se recuperar; bem a baixo da superfície da consciência) Este é o mais importante para Freud e é o foco da teoria psicanalítica. Nele está a força propulsora por trás de todos os nossos comportamentos, é o deposito de forças que não podemos ver nem controlar. Refere-se ao material não disponível à consciência.

Mas tarde, revisando o esse seu conceito de três níveis da personalidade, Freud introduziu três estruturas básicas na anatomia da personalidade:


  1. ID => É o aliado aos instintos, fonte da energia psíquica, opera de acordo com os princípios do prazer para evitar a dor e maximizar o prazer;
  2. EGO => É o aspecto racional da personalidade, responsável pela orientação e controle dos instintos de acordo com os princípios da realidade que providencia as limitações adequadas a expressão dos instintos do id;
  3. SUPEREGO => É o aspecto moral da personalidade, a introjeção dos valores e padrões dos pais e da sociedade;
Id - Princípio do Prazer; EgoPrincípio da Realidade; SuperegoPrincípio da Moral;

O ego achou uma maneira de satisfazer os desejos do id e as imposições do superego . O ego é quem medeia para achar uma solução que satisfazer seus desejos(Id) sem ir de encontro com as regras sociais (Superego). Veja no vídeo...


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Freud agrupo os instintos (pulsões) em duas categorias:
  • Pulsões de vida: Impulso de assegurar a sobrevivência do indivíduo e da espécie satisfazendo a necessidade de comida, água, ar e sexo;
  • Pulsão de morte: Impulso inconsciente na direção da degeneração, destruição e agressão;
Ansiedade é uma ameaça ao ego, para Freud é uma temor sem motivo aparente. Freud propôs três tipos de ansiedade:


  1. Ansiedade frente á realidade - Medo de perigos tangíveis no mundo real ( Perigos reais);
  2. Ansiedade neurótica - Tem por base a infância, comportamentos sexuais e agressivos que eram punidos podem gerar na fase adulta um medo inconsciente de ser punido por exibir impulsivamente um comportamento dominado pelo Id;
  3. Ansiedade moral - Resulta entre um confronto do Id ( seus desejos) e do Superego ( valores morais da sociedade). É gerada quando você quer expressar um impulso instintivo que vai de encontro ao código moral, e seu superego faz com que você sinta vergonha ou cupa;
DEFESA CONTRA A ANSIEDADE
O ego utiliza estrategias para se defender contra a ansiedade provoca pelos conflitos da vida cotidiana. Os MECANISMOS DE DEFESA envolvem negação ou distorção da realidade.  Veja alguns mecanismos de defesa:
  • Repressão - Negação inconsciente da existência de algo que causa ansiedade;
  • Negação - Negação da existência de uma ameaça externa ou evento traumático;
  • Formação Reativa - Expressão oposta a do verdadeiro impulso do id que se tem;
  • Projeção - Atribuir um impulso perturbador a outra pessoa;
  • Regressão - Voltar a um período anterior onde a se sentia segura e protegida, exibindo geralmente comportamentos infantis relacionada a essa época.
  • Racionalização - Reinterpretação do nosso comportamento para torná-lo mais aceitável;
  • Deslocamento - Deslocar impulsos do id de um objeto ameaçador ou indisponível para outro disponível; 
  • Sublimação - Alteração ou deslocamento de impulsos do id transformando energia instintiva em comportamentos socialmente aceitos;
  • Fixação - Uma parte do libido permanece investida em uma das fases psicossexuais devido à frustração ou satisfação excessiva;

Para Freud, todas as crianças passam por todos os estágios, nos quais a gratificações dos instintos do id dependendo da estimulação das árias correspondentes do corpo. Para cada estágio a uma área do corpo que assume mais importância como centro dos conflitos e como zona erogênea. Os estágios são:
  • Fase oral - (0 - 1 ano) A área do corpo mais importante é a boca. O prazer é obtido pela sucção, é por ela que o bebê garanti sua sobrevivência. O id predomina;
  • Fase anal - (1 - 3 anos) O treinamento dos hábitos de higiene resulta da forma de gratificação recebida ao defecar;
  • Fase fálica - (4 - 5 anos) Fantasias incestuosas: Complexo de édipo, ansiedade de castração nos meninos, inveja do pênis nas meninas, desenvolvimento do superego;
  • Período de latência - ( 5 anos até a puberdade) Sublimação dos instintos sexuais em atividades escolares, Hobbies e esportes e no desenvolvimento de amizades com pessoas do mesmo sexo;
  • Fase genital - (Adolescência - Idade adulta) Desenvolvimento da identidade do papel sexual e de relações sociais adultas;

PSICANÁLISE é um campo clínico e de investigação teórica da psiquê humana independente da PSICOLOGIA, embora também inserido nesta desenvolvido por SIGMUND FREUD. Ao escutar seus pacientes, Freud acreditava que seus problemas se originaram da inaceitação cultural, ou seja, seus desejos eram reprimidos, relegados ao inconscientes O analisado, numa postura relaxada, é solicitado a dizer tudo o que lhe vem à mente (método de associação livre). Suas aspirações, angústias, sonhos e fantasias são de especial interesse na escuta, como também todas as experiências vividas são trabalhadas em análise.  Freud achava que o sonho representava de forma simbólica, desejos, temores e conflitos reprimidos.


Outros conceitos:
  • Catarse - Reviver as experiências e emoções que se espera que leve a redução dos sintomas perturbadores;
  • Hipnose - É uma técnica de indução do transe (que é um estado de relaxamento semi-consciente) com manutenção do contato sensorial do paciente com o ambiente, onde deste estado o analista terá acesso ao material inconsciente do paciente (Algumas pessoas não conseguem ser hipnotizadas). 
  • Catexia Catexia é o processo pelo qual a energia libidinal disponível na psique é vinculada ou investida na representação mental de uma pessoa, idéia ou coisa.
  • LibidoA libido é caracterizada como uma energia aproveitável para os instintos de vida. Segundo Freud, não está relacionada somente com a sexualidade, mas também está presente em outras áreas da vida, como nas atividades culturais, caracterizadas pela sublimação da energia libidinosa de Freud.




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[ II UNIDADE ]


PIAGET   

 Jean William Fritz Piaget (Neuchâtel, 9 de agosto de 1896 - Genebra, 16 de setembro de 1980) foi um epistemólogo suíço, considerado o maior expoente do estudo do desenvolvimento cognitivo.

Estudou inicialmente biologia, na Suíça, e posteriormente se dedicou à área de Psicologia, Epistemologia e Educação. Foi professor de psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954; tornando-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica. Durante sua vida Piaget escreveu mais de cinqüenta livros e diversas centenas de artigos. Jean Piaget morreu em Genebra, em setembro de 1980 (com 84 anos).

Teorias de Jean Piaget

As teorias de Jean Piaget tentam nos explicar como se desenvolve a inteligência nos seres humanos.

 A Pergunta que movia os estudos de Piaget era: Como os homens constroem o conhecimento.

Para saber mais de Piaget assista: Jean Piaget por Yves de La Taille (Em 4 partes)






* Organização intelectual e Adaptação

- Esquemas: São estruturas que mentais ou cognitivas pelas quais os indivíduos intelectualmente se adaptam e organizam o meio. São estruturas que se adaptam e se modificam com o desenvolvimento mental. São vistos como conjuntos de processos dentro do sistema nervoso;

-Assimilação: É o processo cognitivo pelo qual uma pessoa integra um novo dado perceptual, ela coloca (classifica) novos eventos em esquemas existentes. A assimilação não resulta em mudança de nenhum esquema, ela só  ACRESCENTA informações ao esquema. Possibilita a AMPLIAÇÃO dos esquemas;

-Acomodação: Acomodar para Piaget é equivalente a MUDAR. Quando CRIAMOS um novo esquema, ou MODIFICAMOS um esquema já existente, nós acomodamos. A acomodação é sempre o produto final;

Nenhum comportamento é só assimilado ou só acomodado. Todo comportamento reflete ambos os processos.

-Equilibração: Equilíbrio é um estado de balanço entre assimilação e acomodação. Desequilíbio é um estado de não balanço entre assimilação e acomodação. Equilibração é o processo de passagem do desequilíbrio para o equilíbrio. Este é um processo auto-regulador cujos instrumentos são assimilação e acomodação. A equilibração permite que a experiência externa seja incorporada na estrutura interna ( esquemas). O desequilibrio proporciona motivação para a busca do equilibrio. Desequilibio é um estado de conflito cognitivo, causada por conflitos entre o que esperamos e as rais experiências.

* ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO DE PIAGET

- Desenvolvimento sensório motor ( 0 - 2 anos ) : Atividades refelxas, primeiras diferenciações, reprodução de eventos interessantes, coordenação de esquemas, invenção de novos meios, representação;
- Desenvolvimento do pensamento pré operatório ( 2 - 7 anos) : Desenvolvimento da linguagem falada, socialização do comportamento, conservação, a emergência da reciprocidade e dos sentimentos morais, etc;
- O desenvolvimento das operações concretras ( 7 - 11 ou 12 anos ) : Operações lógicas, cooperação, pensamento reversível;
-  O desenvolvimento das operações formais ( 11 ou 12 anos em diante ): Entrada na adolecência, pesamento formal, ultimo estágio, desenvolvimento "completo", etc;

Dicas de sites:
Unicamp, Os estágios do Desenvolvimento Humano - Piaget: http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/d00005.htm

UFRGS, Estágios do desenvolvimento - Piaget: http://penta.ufrgs.br/~marcia/estagio.htm


VYGOTSKY

Para ele entre o Estímulo (S) e a reposta (R), pode haver um elemento mediador, que pode ser tanto abstrato quando concreto, serve para facilitar a resposta.  Existem atividades diretas, sem o uso de elementos mediadores, e atividades mediadas, que tem a presença desses tais elementos.

Signos: São elementos que representam ou expressão outro objeto. Ex.: A mesa representa o objeto mesa, a faixa de pedrestre representa que ali é o local onde as pedestres devem passar, etc.

[EM CONTRUÇÃO]